terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Livro conta histórias de lojas de discos nos EUA

vinil-livro01
Há muitos livros sobre a cultura do vinil. Mas poucos sobre as lojas de discos de vinil. Um dos mais bacanas é o "Record store days". A publicação de Gary Calamar e Phil Gallo foi lançada em 2009, pela Sterling, tem 242 páginas coloridas e com mais de 150 fotos contando a história das lojas de discos de vinil nos Estados Unidos. A publicação aborda desde o começo de 1900, passando pela chegada do CD e do revival do vinil nos últimos anos, citando o Dia da Loja de Discos.
É uma coisa incrível para quem coleciona vinil. Há histórias de donos de lojas, músicos, colecionadores e muitas fotos de fachadas e das prateleiras das lojas. Uma delas mostra Eddie Cochran procurando discos no início dos anos 50 e até o rei Elvis Presley garimpando numa loja (imagem) de Memphis em 1957. Também é bem interessante ver como eram as lojas no começo. Há uma fotografia de um barracão em 1905 que tinha discos empilhados em prateleiras de madeira.
O livro é ricamente ilustrado e repleto de curiosidades. Há histórias de bandas tocando em lojas, sessão de autógrafos de músicos famosos nos balcões das lojas, fatos sobre as lojas pequenas de uma portinha até das grandes redes, entre outras.

Uma das histórias mais bacanas foi a de um dono de loja que foi preso logo após abrir seu estabelecimento na Flórida. O motivo: ele batizou a loja de Secret Service Records. Policiais invadiram a loja e levaram o comerciante em cana alegando ser uma ofensa colocar o nome de Serviço Secreto numa loja. Ele foi solto, se mudou para Atlanta e abriu nova loja em 1991. O nome foi melhor ainda: Criminal Records. A brincadeira irônica deu certo e a loja foi bem sucedida comercialmente.

Um comentário: