terça-feira, 15 de setembro de 2015

Feira do Clube do Vinil de Maringá completa um ano


O Clube do Vinil de Maringá completou um ano. Foi em setembro do ano passado que o jornalista Andye Iore começou a entrar em contato com colecionadores da região para criar um grupo na internet e fazer uma feira de discos em Maringá depois de participar de feiras em outras cidades. O primeiro evento em Maringá foi em outubro de 2014.
Desde o começo a feira foi elaborada como um evento cultural gratuito, com a participação de artistas da cidade. Seja na música, fotografia, quadrinhos ou artes. O projeto foi um desdobramento dos eventos realizados desde a época d´O Porão Discos na década de 1990 e depois com o atual Projeto Zombilly. E foi ampliado com a criação de uma página no Facebook e um blog.
A feira começou tímida e foi crescendo com boa repercussão na mídia local. O que atraiu a atenção de outras pessoas que se ofereceram para participar quando o evento já estava encorpado e seguindo por conta própria.
Nesse intervalo das dez edições realizadas até agora aconteceram alguns problemas nos bastidores motivados por interesses pessoais que foram contra as normas/regras que eram passadas para cada expositor antes dos eventos. Isso fez com que expositores fossem excluídos e outros anunciassem a saída.
Entre os problemas que tivemos:
- expositor convidando por conta própria outra pessoa para expor junto, sem a autorização da organização;
- expositor pedindo para colocar discos no chão porque queria mais espaço e não havia no local;
- expositor vendendo discos sem preço;
- expositor vendendo disco riscado com preço de novo (sem avisar o comprador);
- expositor vendendo disco com capa trocada;
- expositor negociando discos quando a feira estava fechada e sendo preparada para abrir;

- uma pessoa que foi por conta própria numa das feiras e se colocou ao lado de um dos expositores para vender seus discos mesmo sem estar convidada/escalada para o evento;
- comentário de expositor dizendo que vendeu mais que todo mundo;
Entre outras situações que geraram reclamações e mal estar no grupo.. E que eu tive que, infelizmente, passar a fotografar para registrar esses problemas.
Todas essas situações estavam citadas nos informativos enviados antes das feiras e visavam a realização de um evento organizado. Isso para evitar problemas com os clientes e que poderiam prejudicar a imagem e conceito do evento. Inclusive, evitar o “vender a todo custo”.
Se deixasse, tinha gente que penduraria disco até no pescoço para tentar vender mais que os outros. E o objetivo nunca foi esse.
E isso acabou levando expositores a reclamarem das regras, criticar a escolha de alguns locais que tem o aspecto cultural para o evento e queriam somente fazer a feira em potenciais locais de muitas vendas. E, claro, todo evento tem seu organizador e seus participantes.
NOVIDADES - O Clube do Vinil de Maringá segue no seu formato original e em breve deveremos ter mais novidades. Agradecemos a todos os visitantes das dez edições, quem ajudou a divulgar, aos expositores e aos artistas que participaram até agora.Completa esse post o vídeo da décima edição que foi uma das mais bacanas que fizemos até agora.  E com grande aspecto cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário