quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Mundo Livre dá exemplo na produção de eventos


Foi realizada no último sábado (19) a quarta edição do Mundo em Movimento, em Maringá. O evento cultural feito pela radio Mundo Livre FM 102,5 aconteceu na Unifamma com uma ampla programação. Teve show com as bandas Terra Celta, Ritmostato e Kicking Bullets. Mais feira de discos do Clube do Vinil de Maringá, adoção de animais, bazar cultural com roupas, decoração, acessórios, jogos de tabuleiro, entre outros. Artistas desenhando no local, fazendo painel com fita adesiva. E também atividades esportivas e praça de alimentação com food trucks e cerveja artesanal.

Mais uma vez a Mundo Livre faz evento gratuito e valorizando os artistas locais. Vale a reflexão enquanto há rádios fazendo eventos com cobrança de ingresso – caro – com o lixo cultural como sertanejos inexpressivos dentro do próprio gênero. E outras anunciando como “o maior festival sertanejo”... todo mês tem um maior festival sertanejo em alguma cidade do Brasil.
Ou seja, qualquer dupla ou cantor que se colocar no lineup, o resultado é  o mesmo porque o público vai esquecer o que aconteceu logo em seguida. O pior é que quando essas rádios tentam fazer um evento com teor cultural, acabam no fiasco justamente porque só tem o perfil comercial e na produção pessoas que não participam ou acompanham o cenário cultural da cidade.

A Mundo Livre além do lado comercial que toda rádio tem, pois precisa de publicidade para se manter, também oferece para a comunidade eventos culturais gratuitos, faz ações sociais e campanhas contra preconceitos. O resultado é uma identificação com o público e comunidade que participa dos eventos da rádio, independente das atrações ou dos apelos comerciais. 


Fotos: Andye Iore

Nenhum comentário:

Postar um comentário