sexta-feira, 10 de maio de 2019

A criatividade no design dos discos


Uma diferença bacana que existe hoje em relação ao mercado fonográfico tradicional de décadas passadas é a grande variedade de edições especiais. Como discos coloridos, em formatos diferentes (os shaped vinyls), com efeito holográfico, com textura, com líquido, entre outros efeitos.


Antigamente era o enfadonho disco de vinil preto. Pouco se via um disco em outra cor. Mesmo sendo possível prensar um disco colorido. Por outro lado, havia capas mais criativas. O que hoje, mesmo com a valorização do profissional de designer, a criatividade está focada na tecnologia para o disco. Um dos destaques mais recentes nem é tão diferente. Mas o disco de 3” já atraiu a curiosidade dos colecionadores pelo tamanho pequeno.

E isso já vem com os discursos bobos dos colecionadores sobre a qualidade do áudio. Que disco de 180 gramas é melhor, que disco importado tem mais qualidade, entre outras bobagens. Se você não tiver um aparelho sofisticado, com caixas de som daquelas caríssimas, ouvirá o mesmo som que o colecionador que tem a folclórica “caixa de abelha” com a caixa de som na tampa da vitrolinha. Disco é disco! Coloque no prato da vitrola e curta. Seja ele cheio de tecnologia de design ou o simples bolachão preto.
Texto: Andye Iore / Imagens: Divulgação

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