quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Neil Young diz que revival do vinil é enganação


Mesmo com 69 anos de idade Neil Young continua surpreendendo. Além de continuar a lançar discos, ele é ativo em questões ambientais e na tecnologia. E agora deu uma declaração que chamou a atenção da mídia musical. Ele falou que o revival dos discos de vinil é uma enganação porque os diversos relançamentos de discos promovidos pelas gravadoras recentemente são feitos a partir da master de CDs do catálogo. Ou seja, é somente um apelo passageiro da indústria para criar uma moda em cima da cultura do vinil.
A fala foi numa entrevista na radio “Frame”, em Passadena, Califórina, EUA, e já repercutiu no mundo todo.

Neil Young disse ainda na entrevista que os fãs de vinil não precisam de apelos comerciais para comprar discos. Que as gravadoras aproveitaram os anúncios de que as vendas de discos de vinil cresceram no ano passado nos Estados Unidos e na Inglaterra e estão relançando seu catálogo em vinil a partir das masters de CDs.
Ele também está mobilizado em divulgar seu aparelho de música Pono, um tocador portátil digital que tem capacidade de armazenar musicas em alta qualidade.

* na foto, Neil Young garimpando numa loja de vinil nos Estados Unidos.

Imagem: Forum Naim

Um comentário:

  1. Como enganação? e aí, qual o problema de ser uma gravação à partir do CD? nenhuma!! Qualquer engenheiro de áudio sabe que o DIGITAL é muito superior em qualidade, mas não é disso que se trata, quem escuta vinyl é pelo ritual de vc pegar um disco para ouvir, olhar a capa, escutar os estalos da agulha arranhando o vinyl!! E deixo bem claro; o som do vinyl é mais amaciado "aveludado" e existe uma variação de BPM que deixa a musica mais humana e menos enjoativa, e é isso que é legal!! não da porra da qualidade

    ResponderExcluir