quarta-feira, 31 de agosto de 2016

"The get down" destaca o vinil na criação do RAP


Passada a euforia dos fan series sobre “Strange things” [você ainda não viu?!?] , a serie badalada do momento dá uma grande destaque para a cultura dos discos de vinil. “The get down” está disponível no NetFlix e é ambientada no Bronx, em Nova York (EUA), no final da década de 1970. Período de crise econômica e de grande efervescência cultural no underground.
A serie é baseada no drama de diferentes núcleos, como fanáticos religiosos imigrantes, romances fadados ao fracasso, comerciantes rebolando para manter o negócio aberto, entre outras situações.
Mas são nos sonhos artísticos que a serie tem seu forte, apesar do clima “Malhação” para quem está mais inteirado na cultura hip hop. Daí surgem a menina que tem uma ótima voz e que ser a nova estrela da discoteque, o filosófico grafiteiro, o aluno que tem talento com as palavras, o traficante que sonha abandonar o crime e ser um grande DJ. E tudo isso se relaciona muito bem entre os seis episódios da primeira temporada.
Vale ressaltar que “The get down” é muito mais cultural que a serie “Vinyl” que teve grande badalação da crítica, mas sucumbiu na audiência pela sua superficialidade. A serie com black music cita e mostra varias e varias vezes nomes importantes na história da música negra americana como Kool Herc, Afrika Bambaataa, Grandmaster Flash, entre outros secundários, que foram a base na criação do RAP.
E, claro, diversas cenas tem o disco de vinil como protagonista. Seja nas discotecagens em festas e casas noturnas, seja na reunião de amigos em casa olhando coleções nas prateleiras. Duas cenas merecem destaque: uma no começo onde um garoto rouba um disco raro de uma loja para impressionar a amada. Sendo que o mesmo disco é procurado por um traficante que quer agradar um amigo DJ.
E, a mais bacana de toda a primeira temporada: o descobrimento do scratch, técnica usada por DJ´s para conseguir percussão e diferentes sons com os vinis. Sim, seu tonto, não existe “squash” como alguns brasileiros desavisados costumam falar. Scratch é arranhar em inglês, sobre o movimento de vai-e-vem que o DJ faz no disco. Sim, realmente dá uma pena em ver o disco sendo riscado com giz de cera para marcar o ponto da batida. Mas, nem todo mundo trata um disco de vinil como um ursinho de pelúcia.
A serie foi criada por Stephen Adly Guirgis e Baz Luhrmann, que já trabalhou em filmes melosos, destacando mais o visual que o enredo como “Vem Dançar Comigo” (de 1992), “Romeu + Julieta” (1996) , “Moulin Rouge” (2001), “O Grande Gatsby” (2013). Perca uma noite de sono ou dedique o final de semana para ver a primeira temporada de “The get down” de uma vez e tenha uma boa diversão.
Texto: Andye Iore / Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário