segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Mercado de discos em Israel aumenta opções


A produção de discos de vinil em Israel parou em 1993. Desde então os discos eram encontrados somente em poucas lojas de usados e nos mercados populares nas ruas. E não demorou para voltar o mercado como aconteceu em outros países. Hoje há diversos vendedores anunciando discos pela internet e lojas já se aventuram em fazer estoque novamente para seus clientes.
Com isso, Israel tem hoje 12 lojas de discos, com concentração maior em Tel Aviv, que tem 435 mil habitantes. A maior oferta de espaços que comercializam discos também já estimulou que artistas locais passassem a lançar suas obras novas em vinil. E, claro, os DJs locais fazem questão de discotecar nas festas com discos de vinil.
Somente no ano passado foram lançados aproximadamente 50 títulos em vinil em Israel, numa edição mínima de 300 copias, variando numa media de mil discos por lançamento. Há uma ampla opção em discos usados antigos de quando o mercado era normal antes da década de 1990. É pouco no mercado fonográfico no geral, mas o interesse e os negócios seguem aumentando. Como já perceberam os colecionadores com aumento no preço médio dos discos.
O colecionador e sócio da loja Beatnik (foto), em Tel Aviv, Guy Grinberg, considera que o público agora quer mais experiências e mais diversão com a música, além de somente clicar em um arquivo para ouvir.
Há grande interesse de colecionadores americanos e europeus em títulos lançados em Israel de bandas e artistas famosos como AC/DC, Pink Floyd, David Bowie, Beatles, Rolling Stones, U2, entre outros. Cujos discos tem detalhes do mercado israelita, como informações em outro idioma que não o inglês.
Texto: Andye Iore, com foto e informações traduzidas do Haaretz

Nenhum comentário:

Postar um comentário