terça-feira, 31 de março de 2015

Clube do Vinil diversifica agenda de eventos

cartaz-2015 abril2

O Clube do Vinil de Maringá realizará a sexta edição da feira de discos no dia 18 de abril, sábado, das 10h às 17h, no SESC Maringá (avenida Lauro E. Werneck, 531, em frente ao ginásio de esportes Chico Netto). Os colecionadores maringaenses voltam ao SESC onde foi realizada a segunda edição da feira em novembro de 2014, com ótimo público e boa estrutura. Serão nove expositores que participarão dessa edição.
Depois de ampliar os contatos na região de Maringá com outros expositores, agora o Cube do Vinil passa a participar de eventos em outras cidades também.
O dia 18 de abril será celebrado em diferentes países como o dia da loja de discos, conhecido como “Record Store Day”. O evento reúne fãs de discos de vinil, colecionadores, lojistas, gravadoras, selos e bandas em apoio à manutenção das lojas que vendem discos de vinil.
Em abril também acontecerão outras feiras de vinil: dia 12 de abril em Curitiba e também no dia 18, no MIS, em São Paulo.
Juntamente com a nova edição da feira foi divulgada uma agenda com participação dos colecionadores em outros eventos na região:
AGENDA DO CLUBE DO VINIL DE MARINGÁ
* 12 de abril - Encontro de Carros Antigos, em Cianorte;
* 18 de abril - Feira do Clube do Vinil de Maringá, no SESC Maringá;
* 16 de maio – Feira de Discos e Antiguidades Kinoarte, em Londrina
* 31 de maio - Bikers Garage - no Eden Beer, em Maringá.
* 10 e 11 de julho - Festival Paraíso do Rock, em Paraíso do Norte (PR)
OBS: Vale ressaltar que a feira do Clube do Vinil de Maringá não faz parte do calendário oficial do Record Store Day. É um evento independente, como tantos outros no mundo todo, inclusive no Brasil. E, claro, é um evento sem cobrança de ingresso.
O Record Store Day tem lançamentos de discos específicos para o evento, ações das gravadoras e shows em lojas de discos. Mas a data é celebrada em todo o mundo num incentivo ao colecionismo.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Motorista abandona profissão para consertar aparelhos na garagem

alecio02

Quem gosta de coisas antigas ou faz parte de algum grupo sobre colecionismo vive uma espécie de vicio sem fazer mal à saúde. E tem gente nesse meio que tem o privilégio de fazer do hobby um meio de sobrevivência. Assim é com o caminhoneiro londrinense Alécio Manccini, 49 anos (foto). Ele deixou a profissão de dirigir caminhões para viver de consertar e vender aparelhos antigos.
Tudo começou há quatro anos quando um amigo mostrou um aparelho de som que havia comprado. Manccini gostou da iniciativa, comprou um também e não parou mais. Hoje ele tem aproximadamente 300 aparelhos em casa onde gosta de ouvir música internacional das décadas de 1980 e 1990. E fez da garagem sua oficina e ainda alugou a garagem da vizinha para caber todo seu acervo. “A família não reclama se eu não levar os aparelhos para dentro de casa”, brinca o apaixonado Manccini por eletrônica, que tem a ajuda da filha de 22 anos no hobby profissional, batizado de Antiguidades A Toca, na rua Vanderleia Delalibera, 128, no Jardim Indusville, em Londrina (PR).
E são muitos toca fitas, radiolas, amplificadores, televisores, telefones, filmadoras, máquina de costura, entre outros. Alguns verdadeiras raridades como amplificador valvulado, que custa em torno de R$ 1,2 mil. Além de também ter um estoque das saudosas fitas cassetes e VHS virgens lacradas.

Fotos: Andye Iore


alecio01

quinta-feira, 26 de março de 2015

Centro Cultural faz feira de discos em Londrina


Será realizada no próximo sábado (28), das 10h às 20h, a segunda edição da Feira de Discos e Antiguidades da Kinoarte, em Londrina. O evento deve reunir aproximadamente dez expositores de discos de vinil, roupas, acessórios e objetos antigos de Londrina e Maringá.

A primeira feira foi realizada no dia 21 de fevereiro (foto) e teve um público grande que conferiu raridades e novidades em discos de vinil. Depois, disso alguns expositores de Londrina participaram da feira do Clube do Vinil de Maringá no último dia 14, numa integração cultural entre colecionadores de discos das duas cidades. “É a diversidade que faz o evento ficar legal”, comentou o organizador e coordenador do espaço Bruno Gehring. “Eu sempre tive muitos LPs, ganhei muita coisa de rock que já não escuto mais. Tivemos a ideia de juntar com outros colecionadores que estavam dispostos a vender e trocar seus acervos”.

CULTURA - O Kinoarte é um centro cultural que fica numa chácara na avenida Prefeito Faria Lima, 1399, próximo ao campus da UEL e do Shopping Catuaí. A área de 6 mil m² tem arvores e gramados numa interação com a natureza e um espaço coberto onde são realizadas atividades culturais de cinema, música, teatro, literatura, design, artes, entre outros.

Foto: Andye Iore

quarta-feira, 25 de março de 2015

Video da feira do Clube do Vinil de Maringá no Shopping Cidade



Quinta edição da feira do Clube do Vinil de Maringá realizada no Shopping Cidade, em Maringá, no dia 14 de março de 2015.

Um conto de fadas sobre uma coleção de discos

“Um músico um dia abriu a porta e viu um bilhete e uma caixa. A nota foi escrita por um vizinho que sabia da paixão do rapaz por música e deixou uma caixa com 250 compactos 45RPM raros para ele. Os discos haviam sido encontrados próximos à uma lata de lixo reciclável na rua.

Como o rapaz conhecia bem de música, logo percebeu que eram discos raros de soul e rhythm & blues das décadas de 1950 e 1960. Alguns autografados. Então ele anunciou o achado aos amigos músicos, colecionadores e foi até as lojas de discos da cidade deixando seu telefone caso aparecesse alguém que tivesse perdido uma coleção de compactos. Seis meses e nada. O rapaz então aceitou se tornar dono da caixa com os discos.
Tudo transcorria normalmente na vida do músico até que um dia ele caminhava para casa de madrugada depois de ver um show e carregava no braço um disco da banda do show. No caminho outro rapaz (desconhecido) caminhava pela calçada e os dois começaram a conversar. O estranho viu o vinil e perguntou sobre ele, dizendo que era DJ e colecionador. Depois de algumas frases, revelou que no ano anterior após discotecar numa festa, por algum motivo que não sabia explicar, pegou sua caixa de discos, colocou na rua e voltou para casa. Depois de perceber a besteira, ficou em depressão por meses.
Quase não acreditando, o músico informou que tinha recebido do vizinho uma coleção achada na rua. Os dois foram para a casa do músico e quando o estranho viu a caixa com os compactos começou a chorar e beijar os discos. Os dois tomaram uma cerveja, ficaram amigos e os discos voltaram para o verdadeiro dono que ofereceu uma recompensa ao músico que recusou”.


* Acima é um resumo de uma história que parece coisa de conto de fada. Mas teria acontecido em Edinburgh, na Escócia. O músico chama Aidan O’Rourke e o colecionador é Andy. A história e as fotos abaixo foram originalmente publicadas no site Noisey.vice.com
colecao achada

terça-feira, 24 de março de 2015

Serie “American Recordings” será relançada em box com vinis

cash-capas
Os fãs de Johnny Cash já podem preparar o bolso. A serie “American Recordings” será relançada numa edição especial em vinil. O box virá com os sete discos (um deles é duplo) lançados originalmente entre 1994 e 2010. A previsão é do box chegar às lojas americanas hoje (24).
A serie foi produzida por Rick Rubin e lançada pelo selo do produtor. Os discos tem músicas inéditas de Johnny Cash na época e algumas regravações, seja de clássicos do rockabilly, gospel e country, como também versões de sucessos radiofônicos contemporâneos. O que rendeu prêmios a Johnny Cash, que morreu em 2003. Os dois últimos discos da serie foram lançamentos póstumos.
O box em vinil da "American Recordings" deve custar, em media, U$ 150, aproximadamente R$ 525 no cambio atual.
 
SERIE (capas na imagem acima):
American Recordings (1994)
American II Unchained (1996)
American III: Solitary Man (2000)
American IV: The Man Comes Around (2002)
American V: A Hundred Highways (2006)
American VI: Ain't No Grave (2010)

quinta-feira, 19 de março de 2015

Galeria da quinta edição da feira do Clube do Vinil de Maringá

feira-marco05
feira-marco04
feira-marco03
feira-marco02
feira-marco michel
Foi bem bacana a quinta edição da feira do Clube do Vinil de Maringá realizada no último domingo (14) no Shopping Cidade, em Maringá (PR). O evento reuniu 20 expositores de discos de vinil e acessórios e objetos ligados à cultura do vinil.
A apresentação cultural foi de Michel Gomes que tocou um repertório acústico com suas músicas e influências como Lou Reed e Neil Young. O show teve participação de Ronnie Petterson.
O Clube do Vinil de Maringá agradece o apoio do Shopping Cidade, dos expositores que colaboraram com o bom andamento do evento seguindo as normas, os veículos de Comunicação que divulgaram o evento e o público que compareceu.
Fotos: Andye Iore

quarta-feira, 4 de março de 2015

Fábrica restaura prensas de discos abandonadas

prensa-eua


A Quality Record, de Salina, Kansas, deve se tornar uma das principais produtoras de discos de vinil dos Estados Unidos. Isso porque eles estão restaurando 13 prensas de discos. Os equipamentos estavam abandonados (foto) num galpão em Chicago e quando estiverem em funcionamento vão duplicar a capacidade da fábrica, num total de 27 prensas. Hoje a fila de espera dos pedidos chega a quatro meses.
Essa tem sido uma situação cada vez mais comum. Como as grandes fábricas estão cheias de pedidos que atrasam sempre, as gravadoras medias e pequenas estão procurando prensas desativadas para comprar e agilizar seus lançamentos.
Segundo informações do site Analog Planet, as prensas achadas pela Quality Record foram feitas no final da década de 1960 e eram usadas na década de 1990 para produção de discos piratas vendidos a outros países.
Fotos: Analog Planet

terça-feira, 3 de março de 2015

Aumenta número de expositores na feira do Clube do Vinil

clube vinil-2015-mar02
A quinta edição da feira do Clube do Vinil será a que contará com mais expositores e maior acervo até agora. O Clube do Vinil aproveitou a boa estrutura do Shopping Cidade e o amplo espaço oferecido para convidar novos expositores. O público sai ganhando com mais opções e novas amizades se formam entre os colecionadores.
Serão 20 expositores com discos de vinil, livros sobre música, bottons, adesivos, relógios de paredes, decoração, acessórios, entre outros objetos ligados à cultura do vinil.
A feira também contará com apresentação cultural de Michel Gomes com seu projeto acústico Igauttu. Ele tocará músicas de sua autoria das ex-bandas Hospital Doors e Trafford, além de algumas influencias como Johnny Cash, Neil Young e Joy Division.
A quinta edição da feira do Clube do Vinil será realizada no Shopping Cidade (avenida Tuiuti, 710), no dia 14 de março (sábado), das 10h às 18h, com entrada gratuita. Não haverá espaço para expositores que chegarem com discos na hora e não estejam cadastrados no Clube do Vinil. O público poderá levar discos para trocar e vender por conta própria.
EXPOSITORES
• Melomano Discos, de Maringá – discos de vinil
• Projeto Zombilly, de Maringá – discos de vinil, bottons
• Sebo Fonte do Livro, de Maringá – discos de vinil, livros musicais
• Omisso Records, de Maringá – discos de vinil, boxes
• BR 376, A Estrada do Rock, de Maringá – discos de vinil
• Lucas Discos, de Londrina – discos de vinil
• Musical Box, de Maringá – discos de vinil
• Jazz & Companhia, de Maringá – discos de vinil
• Eddy Lust, de Maringá – discos de vinil
• Nilson Reis Antiguidades – discos de vinil e aparelhos antigos
• Rock & Cia, de Cianorte – discos de vinil e aparelhos
• Na Agulha Discos, de Londrina – discos de vinil, aparelhos
• Pestana Discos, de Maringá – discos de vinil
• Barão do Vinil, de Maringá – discos de vinil
• Vinil com Tinta, de Santo Anastácio (SP) – disco artísticos decorativos
• Carmencita Accessories, de SP/Maringá – acessórios
• Juliana Lourenço, de Londrina – bolsas sobre música e cinema
• Disquadro, de Maringá – quadros decorativos
• Clock Rock, de Maringá – relógios de parede