terça-feira, 28 de abril de 2015

Clube do Vinil faz dobradinha em maio

cartaz-maio 2015
A feira do Clube do Vinil de Maringá terá dose dupla em maio. Faremos duas edições, sendo a que já estava agendada para o II Garage Sale, no Eden Beer, no dia 31 de maio, como uma edição normal com vários expositores. E foi confirmada no último final de semana uma versão pocket da feira no recém inaugurado The Joy Pub & Store no dia 9 de maio (sábado), entre 16h e 21h, na avenida Cerro Azul, 258, próxima da Praça de Patinação. Dessa deverão participar em torno de cinco expositores, pela restrição do espaço físico no local. Como serão duas feiras em maio, não teremos feira em junho.
A partir dessa feira não será mais permitido ao publico levar discos para comercializar no local, a não ser para trocar e vender com/aos expositores da feira. Ou seja, o público não pode negociar discos no local por conta própria, mas pode trocar/vender com os expositores. Confira nas páginas dos expositores as novidades de cada um que estarão nas feiras.

domingo, 26 de abril de 2015

sábado, 25 de abril de 2015

Voluntários recuperam coleção de rádio inundada

discos-enchente3

A mobilização foi grande essa semana em Portland, nos Estados Unidos, para salvar uma coleção de discos de uma rádio. A WMPG FM sofreu uma inundação na noite da última quarta-feira (22) e parte do acervo que fica no subsolo da radio foi danificada. O alagamento só foi descoberto na manhã seguinte e uma grande operação foi armada com quase 200 voluntários que levaram em torno de 3 mil discos molhados para salas da Universidade de Maine. Os discos foram retirados do plástico e capa e colocados entre folhas de jornal para secar (imagem na parte abaixo).
O cano que estourou fica próximo ao teto do subsolo e a água jorrou de cima para baixo diretamente numa prateleira de discos que fica num canto da sala. A prateleira atingida foi onde ficavam os discos de blues, reggae e jazz. A maioria raridade.
O dono da radio Jim Rand (imagem na parte acima) disse que as capas dificilmente serão recuperadas e que serão tiradas fotografias na tentativa de fazer um arquivo com os dados dos discos. A radio WMPG FM existe desde 1973 e tem um acervo de aproximadamente 25 mil discos, a maioria guardada no subsolo onde aconteceu o acidente.
Com informações traduzidas e fotos do Portland Press e MPBN News

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Primeiro Top 40 de vinil é dominado por figurões clássicos


Como se não bastasse o primeiro lugar da nova parada de vinil na Inglaterra ter como single mais vendido um som de 1972 do David Bowie (que aparece novamente em quarto lugar essa semana), diversos postos no Top 40 são com bandas clássicas de rock. O que mostra que o moderno indie rock está em baixa, pelo menos na Inglaterra e entre os fãs e colecionadores de discos de vinil.
Além dos dez primeiros que você confere na imagem, também estão no Top 40 o Adam & The Antes (em 12º lugar), Syd Barret (16), The Who (17), Bob Dylan (18), Johnny Cash (19), Roxy Music (20), The Kinks (35), Deep Purple (38) e Small Faces (40).

A parada de vinil é semanal e a segunda edição do Top 40 OfficialCharts será publicada no próximo domingo (26). Saiba mais sobre a parada de vinil.

Galeria da VI edição da feira do Clube do Vinil de Maringá

feira-sesc02
feira-sesc04
feira-sesc03
O Clube do Vinil de Maringá agradece o público que compareceu na sexta edição da feira do Clube do Vinil realizada no SESC Maringá, no dia 18 de abril. Foi um evento bem bacana, com ótimo público e grande interação entre os expositores. Agradecemos a direção e funcionários do SESC, aos veículos de Comunicação que divulgaram antes ou fizeram reportagem no dia do evento, quem compartilhou o cartaz pela internet e quem ajudou de alguma maneira.
Vale destacar que num período da feira, os expositores colocaram discos com preços entre R$ 10 e R$ 15, em promoção temporária. Fiquem atentos nas próximas feiras.
Quem fez foto ou comprou disco publique na internet com a hashtag #clubevinilmga

sesc-abr (1)
Fotos: Projeto Zombilly

sexta-feira, 17 de abril de 2015

DJ Estêvão Maranho discoteca na feira do Clube do Vinil


A apresentação cultural da sexta edição da Feira do Clube do Vinil de Maringá amanhã (18) será o DJ Estêvão Maranho (foto), 23 anos. É a primeira vez que o evento tem discotecagem e dessa vez o foco será em na cultura hip hop.
Estêvão Peres Maranho é DJ há três anos e hoje trabalha profissionalmente com discotecagem, inclusive com muita pesquisa em discos de vinil. Seja contratado para eventos, seja em seu projeto próprio na festa “16 Toneladas” feita com o amigo DJ Don Nattus.
A carreira como DJ começou por acaso. Ele lembra que acompanhava a apresentação do grupo de samba da mãe, o Novo Trio, e depois do show tinha apresentação de DJ. Ele passou a prestar atenção e foi se interessando cada vez mais.

Até que no final de 2011 ele se reuniu com um amigo para curtir um som e começou a improvisar no scratch. O amigo sugeriu levar a brincadeira à serio e Estevão Maranho comprou um toca-discos. passou a acompanhar bandas enquanto se aperfeiçoava, misturando o RAP com a música brasileira. “Estou em constante pesquisa em todo movimento musical que conheço. Acho deslumbrante toda a cultura da black music”, comentou Maranho. “O RAP me influência no desenvolvimento da consciência, no comportamento, no respeito pelos movimentos sociais, no respeito pelo ser humano seja ele qual for. Pra mim o RAP é uma escola, não só uma influência musical”.

A VI edição da Feira do Clube do Vinil de Maringá será realziada amanhã (18) no SESC Maringá, entre 10h e 17h, com entrada gratuita. 

• Confira a página do DJ Estêvão Maranho no Facebook.
Foto: Andye Iore

Discos de vinil voltam a ter parada oficial na Inglaterra

O mercado fonográfico da Inglaterra sempre foi o termômetro de tendências musicais. Tanto é que era no Reino Unido que tinha as paradas que guiavam o mercado, incluindo relação de discos do mercado independente e não só das gravadoras majors.
E os discos de vinil voltam a ter uma parada própria depois de aproximadamente 20 anos. Será lançado no próximo domingo (19) o Top 40 dos discos de vinil na Inglaterra, incluindo relações em vendas de singles e álbuns. O Top 40 é tão importante que as gravadoras e a imprensa costumam citar a posição que os discos alcançaram, seja nos releases ou nas reportagens respectivamente.

A nova parada tem apoio da Indústria Fonográfica Britânica e é oficial conforme as vendas das gravadoras e lojas. O principal motivo da novidade é que a Inglaterra vendeu 1,29 milhões de discos de vinil em 2014, contra 780 mil de 2013. E esse ano já vendeu em torno de 70% a mais que o mesmo período do ano passado. 

As paradas de discos de vinil serão publicadas semanalmente no site Official Charts .
Com informações traduzidas do Tlegraph.com e The Guardian

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Clube do Vinil lança hashtag para interação com público

logo-clube-do-vinil2

Quem for na feira do Clube do Vinil de Maringá no próximo sábado (18) pode aparecer nas redes sociais. O Clube criou a hashtag  #clubevinilmga  para divulgar o evento, publicar discos que chegaram e também para que o público possa publicar com suas fotos dos discos comprados e/ou trocados nas feiras.
A hashtag pode ser usada em publicações no Instagram, Facebook e Twitter. 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Brasileiros também celebram o Record Store Day


O Brasil não tem eventos oficiais e nem lojas que participam do Record Store Day. Mas, nem por isso os fãs e colecionadores brasileiros deixam de entrar no espírito da celebração à cultura dos discos e valorização das lojas que vendem vinis. Pela internet há quatro iniciativas que divulgam eventos relacionados ao Record Store Day, sendo duas feiras de discos (uma em São Paulo e outra em Maringá), uma loja de discos oferecendo descontos e uma marca de camisetas sorteando discos.

Oficialmente, não há lojas e feiras brasileiras no Record Store Day porque os discos lançados que caracterizam o evento não vem para o Brasil no dia do evento. Algumas lojas conseguem comprar dias depois para revenda, com alguma sorte.

Essa é a oitava edição do Record Store Day e serão lançados 592 títulos entre singles e álbuns, relançamentos e títulos exclusivos para o evento. Apesar de toda a badalação, o evento não é unanimidade entre os colecionadores e lojistas. “É coisa de indie”, ironiza Alan Feres, baterista da banda Rock Rocket e dono da loja Fatiado Discos. Ele preferiu manter sua programação independente na loja que participar da feira paulistana que reunirá 70 expositores no MIS.

EVENTOS NO BRASIL:
• Feira de Disco Record Store Day, das 12h às 20h, no MIS, na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, em São Paulo
• VI edição da Feira do Clube do Vinil de Maringá + discotecagem DJ Estevão Maranho, das 10h às 17h, no SESC, av Lauro Werneck, 531, em Maringá (PR)
• A marca de camisetas Reverbcity sorteia discos de vinil: www.facebook.com/Reverbcity
• Sensorial Discos oferece descontos progressivos na compra de discos no sábado: Rua Augusta, 2389 – Jardins, em São Paulo (SP)

12 discos do Record Store Day 2015:
• Black Rebel Motorcycle Club – “Weapon Of Choice / Need Some Air”
• Johnny Cash - "Koncert V Praze - Live In Prague 1983"
• The Kinks – “Kinksize Sessions Ep 7"
• Lee Perry – “Holiness Righteousness”
• Morbid Angel – “Juvenilia”
• Off! – “Live From The BBC”
• Poison Idea – “Just To Get Away/Kick Out The Jams”
• Ride – “Best Of”
• Sex Pistols – “Never Mind The Bollocks (Picture)”
• The Stooges   - “Live At Ungano's”
• T.Rex – “Light Of Love”
• The Jesus & Mary Chain – “Psychocandy Live”

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Colecionadores de discos participam de Encontro de Carros em Cianorte


A quinta edição do Encontro de Carros Antigos de Cianorte foi realizada ontem (12) na praça da República, no centro de Cianorte. O evento foi recorde com 507 veículos expostos de colecionadores do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. E contou com uma feira com vários estandes. Entre eles com três expositores (foto) de discos de vinil: Projeto Zombilly, Omisso Records e Discos Voadores. 
Foi uma boa interação com o público visitante que olhou as caixas de discos com curiosidade, sendo que muitos se surpreenderam em ver discos de vinil vendidos novamente depois de tantos anos. Também foi uma oportunidade de divulgar o Clube do Vinil de Maringá na região. 

sábado, 11 de abril de 2015

Record Store Day é celebrado com lançamentos em Maringá

div-novos01
A feira do Clube do Vinil de Maringá já está consolidada com um ótimo acervo dos colecionadores expositores e discos usados comprados para negociação nos eventos. Agora os expositores ampliam o acervo de lançamentos e discos novos.
O Record Store Day também será celebrado em Maringá no próximo sábado (18), no SESC Maringá, com diversos títulos lacrados, comprados diretamente dos selos, distribuidores, gravadoras ou com os próprios artistas. Entre os estandes que tem discos novos estão Projeto Zombilly, Melomano, Omisso Records, Malucas Discos e Na Agulha. “Na época da loja O Porão, havia discos que somente nós tínhamos no Paraná. Nem em Curitiba as lojas tinham para vender alguns discos independentes”, comentou o colecionador Andye Iore, do Projeto Zombilly. “Estamos retomando isso agora com a feira do Clube do Vinil e já temos uma boa variedade de discos novos de rock”.
Já a Melomano Discos tem disponível relançamentos de importantes discos brasileiros. Como do Embaixador, que teve o disco “Tribo Massáhi” vendido a R$ 7 mil de tão raro que era e agora está de volta ao mercado. “Essa reedição tem capa dura, encarte com texto do pesquisador Itamar Dantas e uma foto inédita da banda”, explica Eduardo Lemos, da Melomano.
Entre os lançamentos brasileiros em vinil que poderão ser encontrados na próxima feira do Clube do Vinil de Maringá estão:
* "Little Quail & The Mad Birds" – compacto com cinco músicas da finada banda de Brasília que tinha músicos que hoje tocam no Autoramas e Ultraje a Rigor. Edição limitada com 300 cópias lançada pela Assustado Discos.
* Tribo Massáhi – “Estrelando Embaixador” – reedição do disco histórico de 1971, lançado pela Goma Gringa Discos
* Ratos de Porão – “Século Sinistro” e “Brasil” – edições especiais em vinil colorido, lançadas pela Voice Music
* "Weirdo Fervo" – coletânea com 15 músicas de bandas brasileiras de garage, surf music e rockabilly. Lançado essa semana pela Wildstone Prod.
* edições especiais com discos picture  e pôster de Sepultura, Sarcófago, Mutilator, Holocausto
* O Peso – “Em Busca do Tempo Perdido” – reedição limitada do disco de rock´n´roll clássico e blues de 1975, lançado pela Polydor.
* "Monobanda Mash Vol 2" – segunda edição da serie em compacto com monobandas brasileiras lançada pela Monster Mash, da Holanda.
Além de Autoramas, Wander Wildner, Devotos, Rock Rocket, Inocentes, O Lendário Chucrobillyman, Zumbis do Espaço, Human Trash, Cólera e Dead Rocks. E também discos novos importados de AC/DC, Misfits, Johnny Cash, Slayer, Iron Maiden, Rancid, Elvis Presley, Ramones, The Clash, Pink Floyd, The Smiths, entre outros.
SERVIÇO:
VI edição de feira do Clube do Vinil de Maringá
Data: 18 de abril de 2015, sábado
Horário: das 10h às 17h
Local: SESC Maringá – av. Lauro Werneck, 531, em frente ao ginásio Chico Netto
Estandes: Melomano Discos, Projeto Zombilly, Sebo Fonte do Livro, BR 376, A Estrada do Rock, Malucas Discos, Eddy Lust, Na Agulha Discos, Pestana Discos, Carmencita Accessories e Clock Rock.
Apresentação cultural: DJ Estevão
Entrada gratuita

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Encontro de Carros Antigos tem feira de vinil


A quinta edição do Encontro de Carros Antigos de Cianorte terá uma novidade: a participação de colecionadores de discos de vinil. O evento juntará a paixão pelos carros antigos com a dos discos antigos.
O evento acontece no próximo domingo (12) na praça da República, em frente ao Paço Municipal de Cianorte, das 9h às 18h, com entrada gratuita. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 500 veículos, superando o recorde do ano passado de 380 carros expostos.

Entre os expositores de discos de vinil estarão o Projeto Zombilly, Omisso Records, BR-376 e Discos Voadores. Todos também participam da feira do Clube do Vinil de Maringá. Os estandes dos vinis ficarão na calçada (foto) da avenida Santa Catarina, entre a agência dos Correios e a Câmara de Vereadores. Também haverá exposição de miniaturas, apresentações culturais, feira de adoção de animais, parque infantil, entre outras atividades.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Colecionador tem equipamentos raros em Cianorte


radio03

Quem passa pela frente da loja TV Técnica Ipiranga, na avenida Goiás, 117, no centro de Cianorte, logo repara nas paredes alguns aparelhos antigos. A loja de Luiz Henrique Geraldi, 71 anos, é uma mistura de eletrônica com museu da comunicação. Ele tem mais de 30 aparelhos antigos que não vende de jeito nenhum, a maior parte rádios valvulados. “Já me ofereceram R$ 600 por um rádio, mas eu não vendo”, diz o colecionador de antiguidades. “Gosto de tudo que é antigo”.


Ele lembra que começou a guardar os aparelhos há pouco tempo sem um motivo específico. Há aproximadamente seis anos ele consertou um rádio de um cliente assíduo e pediu para comprar o aparelho. Meses depois acabou ganhando o rádio de presente do cliente que morreu logo depois. O aparelho mais raro – e também maior – da coleção de Luiz Henrique não tem marca nem data de fabricação. Mas ainda funciona, apesar de não existir mais peças de reposição. Ele estima que o rádio tenha aproximadamente 70 anos e que o aparelho já estava fora de catálogo quando ele começou a trabalhar.


O colecionador ainda mantém o hábito de ouvir rádio hoje e diz que gosta de um programa de moda de viola de uma rádio de Brasília que ele ouve semanalmente pelas ondas radiofônicas, mas não lembra o nome. O que ele tem certeza é que não gosta do sertanejo atual. “Sempre ouço moda de viola. Mas esses cantores de hoje eu não gosto. Não sei uma música inteira e nem lembro muito dos nomes, mas sendo de raiz eu gosto”, comentou sobre suas preferências.

COLEÇÃO – Além dos rádios o colecionador cianortense também tem uma vitrola, um projetor de vídeo Super 8, um traçador (serrote antigo), lampião a querosene, máquina de costura e um raríssimo testador de válvulas.

Luiz Henrique nasceu a 6 de setembro de 1942 em Santa Mariana (PR) e está há 42 anos em Cianorte, onde já chegou para trabalhar com eletrônica.
(Texto, video e fotos por Andye Iore, publicados originalmente no jornal Folha de Cianorte, em 23 de dezembro de 2013)