sábado, 25 de abril de 2015

Voluntários recuperam coleção de rádio inundada

discos-enchente3

A mobilização foi grande essa semana em Portland, nos Estados Unidos, para salvar uma coleção de discos de uma rádio. A WMPG FM sofreu uma inundação na noite da última quarta-feira (22) e parte do acervo que fica no subsolo da radio foi danificada. O alagamento só foi descoberto na manhã seguinte e uma grande operação foi armada com quase 200 voluntários que levaram em torno de 3 mil discos molhados para salas da Universidade de Maine. Os discos foram retirados do plástico e capa e colocados entre folhas de jornal para secar (imagem na parte abaixo).
O cano que estourou fica próximo ao teto do subsolo e a água jorrou de cima para baixo diretamente numa prateleira de discos que fica num canto da sala. A prateleira atingida foi onde ficavam os discos de blues, reggae e jazz. A maioria raridade.
O dono da radio Jim Rand (imagem na parte acima) disse que as capas dificilmente serão recuperadas e que serão tiradas fotografias na tentativa de fazer um arquivo com os dados dos discos. A radio WMPG FM existe desde 1973 e tem um acervo de aproximadamente 25 mil discos, a maioria guardada no subsolo onde aconteceu o acidente.
Com informações traduzidas e fotos do Portland Press e MPBN News

Nenhum comentário:

Postar um comentário