quinta-feira, 9 de abril de 2015

Colecionador tem equipamentos raros em Cianorte


radio03

Quem passa pela frente da loja TV Técnica Ipiranga, na avenida Goiás, 117, no centro de Cianorte, logo repara nas paredes alguns aparelhos antigos. A loja de Luiz Henrique Geraldi, 71 anos, é uma mistura de eletrônica com museu da comunicação. Ele tem mais de 30 aparelhos antigos que não vende de jeito nenhum, a maior parte rádios valvulados. “Já me ofereceram R$ 600 por um rádio, mas eu não vendo”, diz o colecionador de antiguidades. “Gosto de tudo que é antigo”.


Ele lembra que começou a guardar os aparelhos há pouco tempo sem um motivo específico. Há aproximadamente seis anos ele consertou um rádio de um cliente assíduo e pediu para comprar o aparelho. Meses depois acabou ganhando o rádio de presente do cliente que morreu logo depois. O aparelho mais raro – e também maior – da coleção de Luiz Henrique não tem marca nem data de fabricação. Mas ainda funciona, apesar de não existir mais peças de reposição. Ele estima que o rádio tenha aproximadamente 70 anos e que o aparelho já estava fora de catálogo quando ele começou a trabalhar.


O colecionador ainda mantém o hábito de ouvir rádio hoje e diz que gosta de um programa de moda de viola de uma rádio de Brasília que ele ouve semanalmente pelas ondas radiofônicas, mas não lembra o nome. O que ele tem certeza é que não gosta do sertanejo atual. “Sempre ouço moda de viola. Mas esses cantores de hoje eu não gosto. Não sei uma música inteira e nem lembro muito dos nomes, mas sendo de raiz eu gosto”, comentou sobre suas preferências.

COLEÇÃO – Além dos rádios o colecionador cianortense também tem uma vitrola, um projetor de vídeo Super 8, um traçador (serrote antigo), lampião a querosene, máquina de costura e um raríssimo testador de válvulas.

Luiz Henrique nasceu a 6 de setembro de 1942 em Santa Mariana (PR) e está há 42 anos em Cianorte, onde já chegou para trabalhar com eletrônica.
(Texto, video e fotos por Andye Iore, publicados originalmente no jornal Folha de Cianorte, em 23 de dezembro de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário