segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cuidar é valorizar o disco


Uma prática não muito comum entre os que começaram a colecionar discos há pouco tempo é a troca. Trocar discos é bem comum entre colecionadores e uma situação frequente nas feiras de discos onde os expositores, geralmente, trocam dois discos por um. Ou seja, o cliente dá dois discos e leva um. A relação 2x1 acaba sendo o equivalente ao lucro para o vendedor.
E a negociação varia de cada caso e cada expositor tem suas preferências. Vale trocar pelo mesmo gênero que se oferta o disco, vale deixar só um disco e pagar a diferença estipulada pelo vendedor, tem expositor que aceita trocar disco novo por mais que dois discos usados, tem vendedor que só troca os discos usados, entre outras situações. Tudo é negociável.
Se você já coleciona discos e tem uma quantidade considerável, certamente tem vários títulos que não escuta há muito tempo.  E esses podem ser procurados por outras pessoas. O que acaba sendo boa moeda de troca, já que com você eles estão meio esquecidos.
Um outro aspecto que você pode levar em consideração na sua coleção é resistir em comprar discos em promoção. Geralmente essas queimas de estoque de lojas são de discos não muito bons, em estado ruim de conservação e que você não ouvirá muitas vezes. O que não acontece quando você compra um disco com convicção, de seu gosto e não pelo preço. Ou seja, o disco de promoção que você comprou certamente não terá muito valor na hora de trocar por outro.
CUIDADOS - Por isso é importante cuidar bem dos discos, para que eles sejam mais valorizados na hora de trocar. Ou seja, pegar o disco com cuidado para não riscar, guardar sempre o disco quando não estiver ouvindo, não deixando fora do plástico interno e da capa. E, claro, nada de escrever na capa ”Esse disco pertence a fulano de tal...” ou fazer daquelas dedicatórias na capa que parecem uma demonstração de carinho, mas acabam danificando e prejudicando o conceito de “disco em bom estado” levado em consideração nas trocas.
Aos vendedores vale ressaltar que o respeito ao cliente vem ao se colocar discos em bom estado, higienizados e até restaurados. Infelizmente, há quem compre uma coleção de discos e nem verifica se está em bom estado, sujo, se os discos correspondem às capas, entre outras situações. E acaba colocando para vender de qualquer jeito, muitas vezes não valendo o valor que cobrado.
Texto e foto: Andye Iore

Nenhum comentário:

Postar um comentário